Informação sobre glaucoma, causas, sintomas e tratamento do glaucoma, identificando o diagnóstico de glaucoma primário, secundário, de ãngulo aberto e fechado, com dicas que permitam a cada pessoa identificar este problema em fase prematura.


segunda-feira, 28 de julho de 2014

O que é o glaucoma

Glaucoma é um grupo de doenças que danificam o nervo óptico do olho, podendo resultar em perda de visão e cegueira.
No entanto, com a deteção e tratamento precoce, muitas vezes você pode proteger os olhos contra a perda de visão grave.

Como o nervo óptico fica danificado por glaucoma de ângulo aberto? 
Diversos grandes estudos têm mostrado que a pressão ocular é um importante fator de risco para a lesão do nervo óptico. Na parte da frente do olho existe um espaço chamado câmara anterior. Um líquido claro, flui continuamente para dentro e para fora da câmara e nutre os tecidos circundantes. O fluido deixa a câmara no ângulo aberto, onde a córnea e a íris se encontram. Quando o líquido atinge o ângulo, ele flui através de uma malha esponjosa, como um dreno, e sai do olho.

No glaucoma de ângulo aberto, mesmo que o ângulo de drenagem seja "aberto", o fluido passa muito lentamente através do dreno de malha. Uma vez que o líquido se acumula, a pressão dentro do olho aumenta para um nível que pode danificar o nervo óptico. Quando o nervo óptico é danificado por um aumento da pressão, pode resultar em glaucoma de ângulo aberto e perda de visão. É por isso que o controle da pressão no interior do olho é importante.
Outro fator de risco para lesão do nervo óptico relaciona-se com a pressão arterial. Assim, é importante também certificar-se de que a sua pressão arterial está num nível apropriado para o seu corpo. 

O nervo óptico é um conjunto de mais de 1 milhão de fibras nervosas. Ele liga a retina para o cérebro. A retina é o tecido sensível à luz, que se situa na parte de trás do olho. Um nervo óptico saudável é necessário para uma boa visão.

Índice dos artigos relativos ao Glaucoma