Informação sobre glaucoma, causas, sintomas e tratamento do glaucoma, identificando o diagnóstico de glaucoma primário, secundário, de ãngulo aberto e fechado, com dicas que permitam a cada pessoa identificar este problema em fase prematura.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tratamento cirúrgico do glaucoma

Existem duas modalidades de cirurgia como tratamento do glaucoma, a realizada a laser e a intervenção cirúrgica propriamente dita.

Tratamento a laser
no glaucoma crônico, o laser aplicado na zona que se encontra obstruído e que impede a passagem do humor aquoso, permite melhorar a saída do mesmo, diminuindo, deste modo, a pressão intra-ocular.
Esta técnica é muito útil nos pacientes que não toleram a medicação. As possibilidades de tratamento com laser são limitadas, por um lado é pouco eficaz nos jovens e nos casos graves, a sua ação parece ser insuficiente.
No glaucoma agudo, a aplicação de laser para realizar um orifício na íris que comunica com as câmaras anteriores e posteriores do olho tem uma grande efetividade. Este procedimento deve ser efetuado quando se produz um ataque de glaucoma agudo no olho.

Trabeculectomia
É a técnica cirúrgica de eleição para aqueles casos diagnosticados em fases muito avançadas, quando o tratamento médico falhou ou quando tratamento com laser não surtiu resultados satisfatórios.
A operação consiste na criação de uma nova via de saída para que o humor aquoso abandone por si o globo ocular e se mantenha a pressão em limites normais.
Índice dos artigos relativos ao Glaucoma