Informação sobre glaucoma, causas, sintomas e tratamento do glaucoma, identificando o diagnóstico de glaucoma primário, secundário, de ãngulo aberto e fechado, com dicas que permitam a cada pessoa identificar este problema em fase prematura.


terça-feira, 31 de julho de 2012

Complicações advindas do Glaucoma

O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que, na maioria dos casos, levam a um aumento da pressão intra-ocular. Na infância, desenvolve-se aumento dos diâmetros e opacificação da córnea. Nos glaucomas agudos surge edema corneano. Nesses casos, podem aparecer focos de necrose, isquêmica da íris, perda progressiva da visão periférica e atrofia das fibras ópticas com complicações tardias, incluindo atrofia de todos os componentes oculares, edema corneano e dilatações esclerais.
Conforme foi destacado por Brasileiro Filho et al. (2006), quando ocorre a atrofia do corpo ciliar, diminui-se a produção do humor aquoso ocasionando a diminuição da pressão intra-ocular. Segundo esse autor, nos glaucomas avançados é comum a ocorrência de cataratas, seratomatias degenerativas, alterações do vitreo e atrofia avançada.
Índice dos artigos relativos ao Glaucoma